REQUER INFORMAÇÕES ACERCA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 004/2022 RETIFICADA E PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO EM 24/11/22 Nº 6493:
CONSIDERANDO “§ 2º OS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA SERÃO SELECIONADOS EM CONFORMIDADE COM A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DA UNIDADE ESCOLAR PARA QUAL A INSCRIÇÃO FOI REALIZADA, MEDIANTE ANÁLISE DO GRAU/ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA.”
1 - COMO OS RESPONSÁVEIS LEGAIS PELA MATRÍCULA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VÃO SABER QUAL UNIDADE ESCOLAR ESTÁ OU NÃO APTA PARA ATENDER O ALUNO?
2 - A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TEM CONHECIMENTO DA LEI MUNICIPAL Nº 13.000/18?
3 - CASO AFIRMATIVO A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VAI DESCUMPRIR UMA LEI LOCAL CASO A UNIDADE ESCOLAR MAIS PRÓXIMA A RESIDÊNCIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NÃO ESTEJA APTA PARA ATENDER O ALUNO?
4 - SE O MUNICÍPIO NÃO TIVER UMA UNIDADE ESCOLAR APTA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, ESTE VAI FICAR SEM VAGA?
5 - QUEM CLASSIFICOU AS ESCOLAS MUNICIPAIS COM BASE NA APTIDÃO/CLASSIFICAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, QUANDO ISSO FOI FEITO E COM BASE EM QUAL ESCALA FOI ADOTADA ESSA CLASSIFICAÇÃO?
6 - AS ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO DEVERIAM ESTAR APTAS PARA ATENDER AS CRIANÇAS EM QUALQUER SITUAÇÃO, E QUANDO A SECRETARIA MUNICIPAL PRETENDE FAZER ESSA ADEQUAÇÃO PARA ERRADICAR QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO NO ATO DA MATRÍCULA.
7 - A EDUCAÇÃO É UM DIREITO FUNDAMENTAL E O ACESSO DEVE SER UNIVERSAL, MAS POR QUE NO CASO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DO MUNICÍPIO FOI CRIADA REGRAS PARA GARANTIR SUA MATRÍCULA?
8 - QUAL A BASE LEGAL OU A FONTE DO DIREITO QUE JUSTIFIQUE “ANÁLISE DO GRAU/ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA” COMO CRITÉRIO DE MATRÍCULA?
9 - COMO SERÁ A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO AVALIADORA DA “ANÁLISE DO GRAU/ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA”?
10 - DA DECISÃO DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO AVALIADORA CABERÁ RECURSO?
11 - A COMISSÃO AVALIADORA ESTÁ INSTITUÍDA POR LEI?
12 - QUAL OS PRAZOS PARA A COMISSÃO AVALIADORA CONCLUIR A DA “ANÁLISE DO GRAU/ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA”?
13 - A INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA MATRÍCULA NO ANO DE 2022 TINHA UM CLÁUSULA DE BARREIRA QUE LIMITAVA A 10% A MATRÍCULA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA POR SALA DE AULA, PARA O ANO DE 2023 FOI CRIADO UM CRITÉRIO AINDA MAIS “ESTRANHO” QUE É O DA “ANÁLISE DO GRAU/ESPECIFICIDADE DA DEFICIÊNCIA”, QUANDO QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VAI PASSAR A CONSIDERAR O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, OS PAIS, TUTORES E OU RESPONSÁVEIS LEGAIS, PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA MATÉRIA PARA EMANAR INSTRUÇÕES NORMATIVAS INCLUSIVAS E NÃO DISCRIMINATÓRIAS ?